Em 5 de dezembro de 2017, chegaram ao conhecimento deste Consulado fatos relativos à prisão do Sr. Eliezer da Silva Marin, através da imprensa local.

As informações que tivemos acesso são as contidas na nota de imprensa divulgada no website da Polícia Federal do Brasil, na tarde de ontem.

O Consulado não foi formalmente comunicado pelas Autoridades de Polícia Judiciária ou mesmo pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil sobre qualquer fato relativo a prisão do Sr. Marin.

Portanto, em respeito ao principio do contraditório e da ampla defesa, não há como emitir nenhum posicionamento em relação a tais fatos.

Informamos apenas, que o Sr. Eliezer da Silva Marin, foi nomeado em 1o de novembro de 2016, como assessor comercial deste Consulado para a região metropolitana de Ribeirão Preto / SP pelo período de 1 (um) ano.

O encargo de assessor comercial, que é voluntário e não remunerado, consiste na prospecção de negócios entre a República da Albânia e as empresas estabelecidas na região de residência do assessor comercial. As demandas comerciais devem ser recepcionadas pelo assessor e encaminhadas à Câmara de Comércio Albânia – Brasil ou a este Consulado para direcionamento.

Nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Consulares, este encargo, não o torna funcionário consular.

Thomas Augusto Amaral Neves

Cônsul Honorário