Em 5 de dezembro de 2017, chegaram ao conhecimento deste Consulado fatos relativos à prisão do Sr. Eliezer da Silva Marin, através da imprensa local.

As informações que tivemos acesso são as contidas na nota de imprensa divulgada no website da Polícia Federal do Brasil, na tarde de ontem.

O Consulado não foi formalmente comunicado pelas Autoridades de Polícia Judiciária ou mesmo pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil sobre qualquer fato relativo a prisão do Sr. Marin.

Portanto, em respeito ao principio do contraditório e da ampla defesa, não há como emitir nenhum posicionamento em relação a tais fatos.… Continue lendo

A Albânia foi reeleita para o Conselho Executivo da UNESCO, a mais alta estrutura executiva da organização, para o período 2017-2021.

Como membro do Conselho Executivo, a Albânia terá a oportunidade de continuar a contribuir para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável nos campos da educação, cultura, ciência, comunicação, preservação e promoção do patrimônio cultural, espiritual e natural. Numa mensagem publicada nas redes sociais, o ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Ditmir Bushati, enfatizou a disponibilidade do país para trabalhar em estreita colaboração com outros países para promover a paz e o desenvolvimento através da cultura, da… Continue lendo

Hoje celebramos a data nacional da Albânia! São 105 anos desde a independência em 28 de novembro de 1912.

Em 28 de novembro de 1912, Ismael Quemal Bey proclama a independência da Albânia no Congresso de Vlore. O aniversário desse dia é festa nacional na Albânia. É também o aniversário de uma primeira libertação do pais por Skanderbeg, em 1443.

Povoada por 3 milhões de habitantes sobre um território de 28 mil quilômetros quadrados, a Albânia ou o “País das Águias” está localizada em meio a um complexo montanhoso que a isola do mundo. É herdeira da Ilíria romana e… Continue lendo

A Sociedade do Corpo Consular do Paraná e o Diário Indústria & Comércio, com apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), realizaram na tarde desta terça (30/06), mais um Café das Nações. Realizada na sede da ACP, teve a participação de cônsules e adidos consulares de 16 países no estado do Paraná, bem como empresários e representantes de entidades de classe empresarial.

As homenagens foram dirigidas a quatro países: Itália, cuja data nacional foi comemorada no dia 02 de junho; República das Filipinas, com data nacional em 12; Portugal, que comemora sua data nacional no dia 10; e Islândia, com… Continue lendo

Entre os dias 16 e 19 de abril de 2015, aconteceu em São Paulo e Curitiba a reunião da diretoria da Federação Mundial de Cônsules (FICAC). Em São Paulo, os diretores da FICAC visitaram a Associação dos Cônsules no Brasil (ACONBRAS) e o Consulado da Albânia em São Paulo. Na foto Luiz Picollo, Consul de Seychelles São Paulo, Aykut Eken Consul da Jamaica em Istambul e Secretário Geral da FICAC, Arnold Foote Consul da Turquia na Jamaica  e Presidente da FICAC e o Consul Thomas A. Amaral Neves, também Diretor da FICAC.